A b-girl Vanessa Marina sagrou-se este sábado, e pelo quarto ano consecutivo, campeã nacional de breaking, garantindo a presença na final mundial no Rio de Janeiro.
Na final nacional do Red Bull BC One Cypher, disputado no Porto, a leiriense, que vai disputar as provas finais de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris, venceu a b-girl Cat.
“Vencer aqui foi essencial para a minha motivação e confiança, sobretudo quando estou ainda num processo de recuperação de uma lesão que me condicionou um pouco a performance. Agora sei que estou no caminho da plena recuperação para dar o meu melhor nos próximos desafios. Primeiro na qualificação para Paris e mais tarde na final mundial do Rio de Janeiro, em dezembro. Vou ao Brasil a pensar na vitória”, assegurou.
Vanessa Marina será uma das 40 b-girls – classificou-se no 11.º lugar – que estarão nas Olympic Qualifier Series (OQS), os torneios de qualificação olímpica para as modalidades de breaking, skateboarding, escalada desportiva e BMX freestyle, agendados entre 16 e 19 de maio, em Xangai, e de 20 a 23 de junho, em Budapeste.
Natural dos Pousos, a bailarina radicou-se em Londres após concluir a formação superior em Dança e não encontrar oportunidades em Portugal, além de dar aulas.
“Queria dançar primeiro. Fazer parte de alguma companhia e só ensinar mais tarde”, explica a bailarina leiriense, de 30 anos.
“Decidi que ia tentar durante um ano. Se não resultasse, já tinha a certeza de que não era para mim e que tinha de me dedicar a outra coisa.”
Resultou. Mostrou o melhor jogo e deu o melhor show. Provou que merecia estar naquele lugar. Foi campeão britânica e nos quatro últimos anos venceu a versão nacional da mais importante competição planetária.
Foto: Hugo Silva / Red Bull Content Pool