A final four da Taça de Portugal de basquetebol em cadeira de rodas irá decorrer no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de Maio, no Pavilhão do Lis, Cortes. O recinto, inaugurado há dois anos, foi o primeiro do país concebido a pensar nas necessidades específicas dos atletas com deficiência.
No sábado realizam-se as meias-finais. O primeiro encontro opões a anfitriã APD Leiria ao detentor do troféu BC Gaia/Hospital de Santa Maria – Porto, pelas 15 horas. Às 17 horas, o segundo embate coloca frente a frente APD Braga e APD Sintra. Para domingo, às 15 horas, está reservada a grande final, com transmissão em direto aqui.
Augusto Pinto, presidente do Comité Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Federação Portuguesa de Basquetebol dá garantias de desporto de alto nível, naquele que será o primeiro ponto alto da época.
“As equipas apuradas para esta fase final vão certamente proporcionar um excelente espetáculo. Sabemos que a Taça, pelas suas características específicas de disputa, traz por vezes algumas surpresas para a fase final. Não é o caso deste ano, pois as quatro equipas apuradas, APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia, encontram-se no universo das sempre candidatas ao topo da competição. Prevemos jogos equilibrados e emotivos”, antecipou.
O dirigente lançou ainda o repto aos amantes de basquetebol e enalteceu as diligências das entidades locais para a organização da final four. “Aconselho vivamente a presença de todos, pois certamente vão assistir a excelentes partidas. Este ponto alto só é possível realizar com o apoio e envolvência do Município de Leiria e da Associação de Basquetebol de Leiria, claro contando também com envolvimento do clube APD Leiria.“
No que respeita ao histórico da competição, a APD Sintra é recordista, com 11 Taças de Portugal no currículo, seguida da APD Braga, que ergueu 7 vezes o troféu. A APD Leiria saiu vencedora em duas ocasiões, ao passo que o BC Gaia triunfou, pela primeira e única vez, na temporada transacta.