E pronto, está escrita a mais bela história do ainda muito jovem projeto de andebol feminino da União Desportiva da Serra. A fase final do Encontro Nacional, em sub-16 femininos, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de junho nos pavilhões desportivos municipais de Arrabal e da Caranguejeira, casas emprestadas pelo Município de Leiria ao anfitrião, a União da Serra, que acabou coroado após uma enorme demonstração de superioridade.
E isto aconteceu depois de ter perdido a final das duas derradeiras edições desta prova, em 2022 e 2023. Desta vez, a equipa de Santa Catarina da Serra, comandada por Nuno Fernandes, não deu hipóteses à concorrência, vencendo todos os cinco jogos que disputou nesta fase, mais os seis que tinha vencido na etapa anterior.
Nas meias finais, o conjunto de Santa Catarina da Serra deixou pelo caminho o Gil Eanes, de Lagos, e na final derrotou o Ginásio do Sul, de Almada, sempre por resultados esclarecedores, sucedendo ao Almeida Garrett, de Gaia, na conquista do troféu.
Mas este feito incrível, repetindo o alcançado pela Juventude do Lis em 2006/07, não se pode considerar uma surpresa, pois o histórico é rico, apesar de a secção ter apenas cinco anos de existência, mas também porque são regulares as chamadas de jogadoras aos trabalhos das seleções nacionais, como Maria Rita Lopes, Mariana Oliveira, que na final desta competição marcou 13 golos, e Nicole Ferreira.
Classificação Final
Encontro Nacional de sub-16 Femininos
1 – UD Serra
2 – Ginásio Clube do Sul
3 – CJ Almeida Garrett
4 – CDE Gil Eanes
5 – SL Benfica
6 – Promov Rebordosa Andebol
7 – ARC Alpendorada
8 – CS Madeira
9 – Juve Lis
10 – CDE Boa Água Andebol
11 – Lusitano FC
12 – Cister SA