Após o segundo lugar obtido no prólogo, João Ferreira arrecadou um lugar no top 10 na primeira etapa do Dakar Rally, disputada este sábado, na Arábia Saudita. O piloto de Leiria obteve o nono lugar entre os veículos da categoria SSV.
Neste trajeto duro entre Al-Ula e Al Henakiyah, com 414 quilómetros, João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro, fez um percurso de trás para a frente. No primeiro ponto de cronometragem, o piloto do Can-Am da South Racing era 20.º classificado e foi sempre subindo até ao nono lugar final, a praticamente uma hora do vencedor da categoria, o brasileiro Rodrigo Varela.
Igualmente ascendente, mas na categoria Challenger, foi a prestação do outro leiriense em prova. Após um tranquilo prólogo, que terminou no 11.º lugar, Ricardo Porém teve problemas nos primeiros quilómetros da etapa 1. Navegado por Augusto Sanz, levou o MMP a uma boa recuperação.
Aos 39 quilómetros era penúltimo (41.º), com 45 minutos de atraso, e conseguiu recuperar até ao 23.º lugar, cumprindo os 414 km a uma hora e 29 minutos do vencedor da classe, o polaco Eryk Goczal.
Amanhã, domingo, disputa-se a segunda etapa. Serão 662 km, 470 dos quais cronometrados, entre Al Henadakiyah e Al Duwadimi.