Há mais de uma década, Leiria começou a viver uma revolução de movimento, convívio e superação com a Brisas do Lis Night Run. A edição 500, marcada para quarta-feira, 27 de novembro, às 20:30 horas, na Praça Rodrigues Lobo, não é apenas um marco, mas uma celebração da energia que transformou a cidade ao longo dos últimos 10 anos.
Desde a sua primeira edição em abril de 2013, o evento já reuniu 202.073 participantes, percorrendo 1,473 milhões de quilómetros – o equivalente a 36,76 voltas ao perímetro da Terra ou a 3,83 viagens à Lua. Mais de 11 milhões de minutos de corrida ou caminhada foram somados, o que representa 21,4 anos de movimento contínuo, algo que reflete o verdadeiro espírito de superação de cada participante.
“Com esta iniciativa, a cidade mudou radicalmente, e eu sou um exemplo disso”, diz Vítor Santos, responsável pelo Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL). “Não fazia nada e até achava que quem fazia desporto era porque não tinha mais nada para fazer. A verdade é que os objetivos do NEL foram mais do que alcançados: puseram a cidade a mexer. E é muito mais do que desporto: aconteceu de tudo um pouco – convívio, amizade, amor, desamor… mas o saldo é extremamente positivo.”
A 500.ª edição da Brisas do Lis será, como sempre, um evento cheio de energia, passando pelos pontos mais emblemáticos de Leiria: o Estádio Municipal, o Castelo de Leiria, a Senhora de Encarnação e os Paços do Concelho. E, para celebrar o sucesso, todos os participantes serão convidados a saborear bolo, moscatel e a receber uns brindes no final.
“Chegámos às 500 edições e estamos a caminho das mil. Nestes eventos baseados no voluntariado, nem sempre é fácil prolongá-los por tanto tempo, mas aqui estou seguro de que vamos ter Brisas por muitos e bons anos. Temos pernas para andar. A cidade adora o seu evento”, assegura Vítor Santos.
E, assim, as Brisas do Lis seguem a sua jornada, unindo Leiria a cada quilómetro percorrido. “A cidade está a escrever história, e o melhor ainda está por vir. A meta das mil edições está ao alcance e a festa continua.”