O campeão europeu indoor de lançamento de peso, Zane Weir, e o medalhado mundial de prata Leonardo Fabbri são duas das estrelas da seleção italiana que disputará a Taça da Europa de Lançamentos, em Leiria, de 9 a 10 de março.
A presença de Weir e Fabbri – que têm recordes de 22,44 e 22,37 metros, respetivamente – significa que é altamente possível que possamos ver o primeiro arremesso de mais de 22 metros no arremesso de peso na história desta competição.
Será, pelo terceiro ano consecutivo, uma constelação de estrelas que rumará a Leiria para esta grande competição internacional, organizada pela Juventude Vidigalense e que conta com o apoio do Município de Leiria e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria.
É que também no lançamento de disco estarão em Leiria alguns dos melhores do Mundo, como o sueco Simon Pettersson, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2021 ou o alemão Daniel Jasinski, bronze no Rio de Janeiro, em 2016.
No lançamento do martelo, o favorito é o húngaro Bence Halász, que tem no currículo duas medalhas de bronze em Mundiais (2019 e 2023) e uma de prata e outra de bronze em Europeus (2022 e 2018).
Contudo, o nome maior entre os presentes será o dardista alemão Johannes Vetter, o segundo melhor de todos os tempos com 97,76 metros. Foi campeão mundial em 2017 e que em 2018 bateu o recorde da Taça da Europa de Lançamentos, em Leiria, com um impressionante arremesso de 92,70 metros.
Nas competições femininas, e sem a leiriense Auriol Dongmo, lesionada, a principal candidata à vitória no lançamento do peso será a neerlandesa Jessica Schilder, campeã europeia em 2022. Já no lançamento do disco, a prova será mais aberta, com a francesa Melanie Robert-Michon a alemã Shanice Craft e a portuguesa Liliana Cá a deterem os melhores registos pessoais, acima dos 66 metros.
No dardo, é a alemã Cristin Hussong, campeã europeia em 2018, que se destaca, enquanto do dardo a luta pela vitória deverá ser entre a azeri Hanna Skydan, a italiana Sara Fantini, medalha de bronze no Europeu de 2022, e a francesa Alexandra Tavernier, prata em 2018.
Mas Leiria é uma cidade com uma história brutal no setor dos lançamentos e terá quatro atletas a defender as cores nacionais nesta competição. Irina Rodrigues, no disco, já conquistou oito medalhas nesta prova. Eliana Bandeira entrará em ação no lançamento do peso e Rúben Antunes no lançamento do martelo.
Entre os atletas de Diogo Correia que diariamente treinam no Centro Nacional de Lançamentos, Raquel Gomes competirá nas provas de disco e peso sub-23, tal como Francisco Calhau, mas no martelo.