É um “misto de bowl e pumptrack” e está a despertar as atenções dos amantes de várias modalidades radicais, ao mesmo tempo que, ainda que timidamente, o pessoal da freguesia começa a arriscar. Construído pela empresa leiriense Wasteland Skateparks, o skatepark de Caldelas, na Caranguejeira, foi inaugurado este sábado e já está a fazer as delícias dos mais novos.
Na verdade, este espaço, da responsabilidade da Junta Freguesia da Caranguejeira e do Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Caldelas, numa intervenção que contou com o apoio do Município de Leiria, é uma verdadeira pedrada no charco, pois permite uma vivência tradicionalmente urbana numa zona mais rural do concelho, com o espaço rodeado de campos agrícolas, cabras, bodes e vacas.
A Trucks & Fins, o maior diretório do mundo de skateparks, já o visitou e gostou muito das sensações, em mais uma prova de que o skate é uma das atividades mais democráticas e inclusivas da nossa sociedade
“Inspirado nos skateparks nos anos 70 do século passado”, tem um conceito orgânico e pode ser avaliado como um espaço lúdico. “Possibilita a aprendizagem de skate, inline, trotineta e BMX pelos mais novos e ao mesmo tempo é muito divertida para os mais experientes”, explica João Sales, responsável pela empresa que construiu a nova infraestrutura e pela remodelação do Parque Radical, em São Romão.
“É uma pista de diversão, das poucas em Portugal com este conceito, e é complementar às existentes em Leiria. Também possibilita uma aprendizagem de movimentos de surf.”
Por falar em diversão – e se é adepto de desporto informal – aquele espaço em Caldelas possibilita um dia muito bem passado. O que mais pode querer se tem um skatepark, um campo relvado de futebol de 5, um espaço de chinquilho, um slide e um parque infantil, além de mesas para piquenique e uma área de churrasco? Pegue nos seus filhos e divirta-se!